Cantigas de Roda
São
um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a
brincadeira de roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte
do folclore brasileiro. Consiste em formar um grupo com várias
crianças, dar as mãos e cantar uma música com características
próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras
de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou
ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.
Elas
também podem ser chamadas de cirandas, e têm caráter folclórico.
Esta prática, hoje em dia não tão presente na realidade infantil
como antigamente devido às tecnologias existentes, é geralmente
usada para entreterimento de crianças de todas as idades em locais
como colégios, creches, parques, etc.
Há
algumas características que elas têm em comum, como por exemplo a
letra. Além de ser uma letra simples de memorizar, é recheada de
rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma
brincadeira. Muitas vezes fala da vida dos animais, usando episódios
fictícios, que comparam a realidade humana com a realidade daquela
espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à
história contada pela música, o que estimula sua imaginação e
memória. São os casos das músicas “A barata diz que tem”,
“Peixe vivo” e “Sapo Jururu”.
Em
outros casos, algum objeto cria vida, ou fala-se de amor que para as
crianças é representado principalmente pelo casamento, já que o
exemplo mais próximo delas é o dos pais. Há ainda as que retratam
alguma história engraçada, divertida para as crianças. Contudo,
não podemos deixar de destacar as cantigas que falam de violência
ou de medo. Apesar de esse ser um tema da realidade da criança, em
algumas cantigas ele parece ser um estímulo à violência ou ao
medo. Atualmente algumas canções vêm sendo alteradas por pessoas
mais preocupadas com a influência das músicas na mente
infantil.
Não
há como detectar o momento em que as cantigas de roda, já que além
de terem autoria anônima, são continuamente modificadas,
adaptando-se à realidade do grupo de pessoas que as canta. São
também criadas novas cantigas naturalmente em qualquer grupo
social.
De
acordo com Cascudo (1988), autor que se destaca pelo seu brilhante
estudo e grande empenho a respeito do assunto, as cantigas de roda
tem um caráter constante. "(...) apesar de serem cantadas uma
dentro das outras e com as mais curiosas deformações das letras,
pela própria inconsciência com que são proferidas pelas bocas
infantis." (ibid., p 676 ) Elas são transmitidas oralmente
abandonadas em cada geração e reerguidas pela outra "numa
sucessão ininterrupta de movimento e de canto quase independente da
decisão pessoal ou do arbítrio administrativo." (ibid., p. 146
)
Como
podemos confirmar é de acordo com a sua utilização pelas crianças
que a cantiga vai se tornando popular. As cantigas hoje conhecidas no
Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e
Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se
adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país.
As
cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um
local. Através dela dá-se a conhecer costumes, cotidiano das
pessoas, festas típicas do local, comidas, brincadeiras, paisagem,
flora, fauna, crenças, dentre muitas outras coisas. O folclore de
determinado local vai sendo construído aos poucos através não só
de cantigas de roda, mas também de histórias populares contadas
oralmente, cantigas de ninar, lendas, etc.
"O
folclore inclui nos objetos e fórmulas uma quarta dimensão sensível
ao seu ambiente" (Câmara Cascudo)
Veja
a letra de algumas das cantigas de roda mais executadas no Brasil.
Marcha Soldado
Marcha Soldado
Cabeça de Papel
Se não marchar direito
Vai preso pro quartel
O quartel pegou fogo
A polícia deu sinal
Acuda acuda acuda
A bandeira nacional
Samba Lelê
Samba Lelê está doente
Está com a cabeça quebrada
Samba Lelê precisava
De umas dezoito lambadas
Samba , samba, Samba ô Lelê
Pisa na barra da saia ô Lalá (BIS)
O Cravo e a Rosa
O Cravo brigou com a rosa
Debaixo de uma sacada
O Cravo ficou ferido
E a Rosa despedaçada
O Cravo ficou doente
A Rosa foi visitar
O Cravo teve um desmaio
A Rosa pos-se a chorar
Ciranda Cirandinha
Ciranda Cirandinha
Vamos todos cirandar
Vamos dar a meia volta
Volta e meia vamos dar
O Anel que tu me destes
Era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou
Nesta Rua
Nesta rua, nesta rua, tem um bosque
Que se chama, que se chama, Solidão
Dentro dele, dentro dele mora um anjo
Que roubou, que roubou meu coração
Se eu roubei, se eu roubei seu coração
É porque tu roubastes o meu também
Se eu roubei, se eu roubei teu coração
É porque eu te quero tanto bem
Se esta rua se esta rua fosse minha
Eu mandava, eu mandava ladrilhar
Com pedrinhas, com pedrinhas de brilhante
Para o meu, para o meu amor passar
Atirei o Páu no Gato
Atirei o páu no gato tô tô
Mas o gato tô tô
Não morreu reu reu
Dona Chica cá
Admirou-se se
Do berro, do berro que o gato deu
Miau !!!!!!
Fui no Tororó
Fui no Tororó beber água não achei
Achei linda Morena
Que no Tororó deixei
Aproveita minha gente
Que uma noite não é nada
Se não dormir agora
Dormirá de madrugada
Oh ! Dona Maria,
Oh ! Mariazinha, entra nesta roda
Ou ficarás sozinha !
Sozinha eu não fico
Nem hei de ficar !
Por que eu tenho o Pedro
Para ser o meu par !
Pézinho
Ai bota aqui
Ai bota aqui o seu pézinho
Seu pézinho bem juntinho com o meu (BIS)
E depois não va dizer
Que você se arrependeu ! (BIS)
Terezinha de Jesus
Terezinha de Jesus deu uma queda
Foi ao chão
Acudiram três cavalheiros
Todos de chapéu na mão
O primeiro foi seu pai
O segundo seu irmão
O terceiro foi aquele
Que a Tereza deu a mão
Terezinha levantou-se
Levantou-se lá do chão
E sorrindo disse ao noivo
Eu te dou meu coração
Dá laranja quero um gomo
Do limão quero um pedaço
Da morena mais bonita
Quero um beijo e um abraço
Peixe Vivo
Como pode o peixo vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia
Já me fazem zombaria
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
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